Artigos

A anatomia da coluna vertebral

A coluna vertebral é vital para o corpo humano, e tem entre suas funções o equilíbrio, o movimento e a proteção da medula espinhal. A sensibilidade dessa parte do corpo só é possível devido a complexa interação de ossos, estruturas musculares e ligamentos, os quais são coordenados de forma meticulosa pelos nervos.

A anatomia da coluna vertebral passa por algumas mudanças ao longo da vida. Os bebês, por exemplo, nascem com 33 vértebras separadas, enquanto na idade adulta, esse número é reduzido com a fusão das vértebras que formam a região do sacro. A seguir, para compreender melhor sobre a anatomia da coluna, temos uma breve explicação sobre os seus componentes.

Vértebras cervicais

São as menores vértebras da coluna. A primeira, a segunda e a sétima vértebra cervical possuem características distintas, e precisam ser analisadas com mais atenção.

  • Atlas: Primeira vértebra cervical, o Atlas tem o mesmo nome do titã da mitologia grega por ser responsável por sustentar a coluna. Essa é a vértebra que dá apoio ao crânio, e, juntamente com o Áxis, permite os movimentos do corpo entre a cabeça e a coluna vertebral. Um dos aspectos específicos dessa primeira vértebra é que ela não possui um corpo vertebral.
  • Áxis: Segunda vértebra cervical, o Áxis foi nomeado dessa maneira pois forma um eixo de rotação para o crânio. Visualmente, essa vértebra se destaca pelo seu dente, e é graças a essa articulação que é possível realizar o movimento de rotação da cabeça.
  • Sétima vértebra cervical: É parecida com as outras vértebras da coluna, mas tem como diferença um processo espinhoso longo mais proeminente e longo. Inclusive, essa é a razão pela qual ela é mais conhecida como vértebra proeminente. Diferente do Atlas e do Áxis, a sétima vértebra e todas as outras vértebras cervicais que formam a anatomia da coluna humana possuem sete elementos: corpo, processo espinhoso, processo transverso, processos articulares, lâminas, pedículos e forame vertebral.

Vértebras torácicas

Dentro da anatomia da coluna, as vértebras torácicas se diferenciam por terem a fóvea costal, que articulam as cabeças das costelas.

Vértebras lombares

As vértebras lombares distinguem-se das demais por não contarem com fóveas costais no corpo vertebral e forame no processo transverso. Ao contrário disso, nessa parte da anatomia da coluna humana é possível observar um processo transverso mais alongado, com um corpo vertebral maior.

Sacro

O sacro é formado por um conjunto de cinco a seis vértebras fundidas. Durante a infância, essas vértebras ainda estão separadas, mas com a chegada da puberdade, as cartilagens da região passam por um processo de ossificação, formando uma única estrutura óssea. Localizado na área posterior da pelve, o sacro é uma estrutura ampla e triangular.

Cóccix

Por fim, entre as partes mais importantes da anatomia da coluna vertebral está o cóccix, um pequeno osso em formato triangular, o qual se encontra na extremidade caudal da coluna, também formado por um conjunto de vértebras fundidas.

Dr. Edgar Utino

Médico Ortopedista Especialista em Cirurgia da Coluna com técnicas minimamente invasivas. Especialista em Cirurgia da Coluna Vertebral pela Sociedade Brasileira de Cirurgia da Coluna (SBC) e Título em Ortopedia e Traumatologia pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT).

Recent Posts

Retificação da lordose cervical: o que é, diagnóstico e tratamento

Retificação da lordose cervical é uma condição que acomete a coluna cervical, a deixando muito…

1 semana ago

Retificação da lordose lombar: o que é, diagnóstico e tratamento

Retificação da lordose lombar é uma condição caracterizada por dores nas costas que pode acarretar…

3 semanas ago

Osteomielite vertebral: diagnóstico e os principais tratamentos

Osteomielite vertebral é uma infecção de ocorrência rara que, na maioria dos casos, é originada…

2 meses ago

Osteopenia: o que é, causas, diagnósticos e tratamento

Osteopenia é uma condição em que o indivíduo perde densidade mineral óssea. Vale destacar que…

2 meses ago

Lesões de Modic: conheça mais os tipos, causas e tratamento

Lesões de Modic, é um tipo de lesão de caráter degenerativo e acontece em vértebras…

3 meses ago

Estenose cervical: causas, diagnóstico e tratamento

Estenose cervical é o estreitamento do chamado canal espinhal, localizado no pescoço, ou seja, na…

3 meses ago