Categories: Artigos

Hábitos para uma Coluna Saudável

Cuidar da coluna agora ajudará a diminuir as chances de dor nas costas no futuro.

Seguem algumas dicas para manter a sua coluna em forma:

1. Mantenha-se ativo: O sedentarismo aumenta o risco de sentir dores nas costas. O ideal é realizar 30 min de atividades físicas ao menos 3 vezes na semana, que podem incluir caminhadas, andar de bicicleta, nadar, ir à academia dentre outros. Permanecer ativo e manter o corpo em movimento ajuda a manter uma coluna saudável.

2. Alongue-se: Alongar o corpo reduz o risco de lesões e da tensão muscular, ajuda a manter a função articular e proporciona a amplitude dos movimentos.

Imagem 1: Alongamento e saúde da coluna

3. Boa postura: Muito importante no trabalho, ao realizar atividades domésticas, ao dirigir, e até mesmo ao ficar no celular ou no notebook, a postura adequada ajuda a reduzir a sobrecarga na região lombar (costas) e cervical (pescoço), evitando o enrijecimento dos músculos e, consequentemente, as dores.

4. Mantenha uma dieta saudável: A prática de atividades físicas juntamente com uma dieta equilibrada ajudam na perda de peso e na manutenção de um peso saudável. A obesidade é um fator de risco para dores nas costas. E lembre-se: beba água!

5. Cuidado ao levantar e ao carregar peso: Muitas pessoas começam a sentir dores nas costas após carregar uma criança ou um objeto pesado. Cuidado, dobre os joelhos e use as pernas para levantar, não use as costas para fazer esse movimento. Se for pesado demais para você, não o faça, busque ajuda.

Imagem 2: Como levantar e carregar um peso

6. Durma bem: A posição mais recomendada na hora de dormir é com o corpo de lado e com um travesseiro de boa altura na cabeça e outro entre as pernas para que a coluna fique alinhada. O colchão também é importante para promover o suporte necessário para o seu corpo. Dormir bem é importante tanto para saúde física quanto mental.

7. Fique atento a quaisquer sinais de aviso: É comum ter dores nas costas de vez em quando, mas se ela se tornar frequente e aumentar com o decorrer do tempo, busque ajuda com um médico especialista em coluna para que possa identificar o seu problema e indicar o melhor tratamento. Não se automedique para aliviar os sintomas.

Adotar esses hábitos pode melhorar sua saúde de forma geral, evitar o aparecimento de dores e proporcionar uma vida mais saudável e tranquila, só depende de você!

Dr. Edgar Utino

Médico Ortopedista Especialista em Cirurgia da Coluna com técnicas minimamente invasivas. Especialista em Cirurgia da Coluna Vertebral pela Sociedade Brasileira de Cirurgia da Coluna (SBC) e Título em Ortopedia e Traumatologia pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT).

Recent Posts

Retificação da lordose cervical: o que é, diagnóstico e tratamento

Retificação da lordose cervical é uma condição que acomete a coluna cervical, a deixando muito…

1 semana ago

Retificação da lordose lombar: o que é, diagnóstico e tratamento

Retificação da lordose lombar é uma condição caracterizada por dores nas costas que pode acarretar…

2 semanas ago

Osteomielite vertebral: diagnóstico e os principais tratamentos

Osteomielite vertebral é uma infecção de ocorrência rara que, na maioria dos casos, é originada…

2 meses ago

Osteopenia: o que é, causas, diagnósticos e tratamento

Osteopenia é uma condição em que o indivíduo perde densidade mineral óssea. Vale destacar que…

2 meses ago

Lesões de Modic: conheça mais os tipos, causas e tratamento

Lesões de Modic, é um tipo de lesão de caráter degenerativo e acontece em vértebras…

2 meses ago

Estenose cervical: causas, diagnóstico e tratamento

Estenose cervical é o estreitamento do chamado canal espinhal, localizado no pescoço, ou seja, na…

3 meses ago