A hérnia de disco é o deslocamento de qualquer volume de conteúdo discal para além dos limites do espaço do disco intervertebral.

O que é a hérnia de disco?

A coluna vertebral é formada por uma série de ossos, chamados de vértebras. As vértebras envolvem a medula espinhal e a protege de danos. Elas são conectadas por um disco e duas pequenas articulações chamadas de facetas. O disco, que está localizado entre as vértebras, atua como um amortecedor e absorvedor de impacto entre elas. São os discos e as articulações das facetas que permitem os movimentos das vértebras, dessa forma, podendo flexionar e girar as costas e pescoço.

O disco é composto por uma camada externa mais rígida chamada de ânulo fibroso e um núcleo gelatinoso chamado de núcleo pulposo.

A hérnia de disco ocorre quando o núcleo do disco rompe a camada externa que o envolve e atinge os nervos que passam pela coluna. Pode pressionar os nervos causando dor, dormência, formigamento ou perda de força nos braços ou pernas.

Tipos de hérnia de disco

Podem ser descritas como protrusão ou extrusão discal dependendo da forma do material discal deslocado.

Quando a base do fragmento discal é maior que altura deste é designada protrusão discal. Já quando altura do fragmento é maior que sua base, é chamada hérnia extrusa. Essas podem ser migradas ou sequestradas dependendo do grau de continuidade

Quanto a localização, podem ser centrais, do recesso lateral (centro lateral), foraminal ou extraforaminal, podendo ocasionar compressão radicular (compressão mecânica da raíz nervosa) e/ou do saco dural (onde estão localizados todos os nervos).

Imagem da esquerda para a direita. 1. Disco saudável. 2. Hérnia de disco central. 3. Hérnia de disco extraforaminal. 4. Disco degenerado, gasto.

Localizações mais comuns das hérnia de disco: Cervical e Lombar

A maioria das hérnias de disco estão localizadas na região da coluna lombar, na altura da cintura para baixo, especialmente por ser uma região que suporta mais pressão e exerce mais movimentação.

A hérnia de disco lombar pode exercer pressão nos nervos da coluna causando dor, dormência, formigamento ou perda de força nos membros inferiores (pernas e pés).

A hérnia de disco cervical localizada na região do pescoço, também é comum nos indivíduos. Neste caso, a hérnia pode exercer pressão nos nervos e na medula, ocasionando dor, dormência, formigamento ou perda de força nos membros superiores (ombros e braços).

Quais tratamentos para hérnia de disco?

80 a 90% das pessoas com hérnia de disco melhoram sem nenhum tratamento, apenas com repouso moderado.

Para pacientes que possuem sintomas persistentes de dor, há diversos tratamentos:

  • Tratamento conservador: Incluem medicamentos antiinflamatórios e analgésicos para redução da dor, fisioterapia, RPG, acupuntura, pilates, hidroginástica, uso de colar cervical (hérnia cervical) dentre outros.

Fisioterapia

  • Infiltração na coluna ou bloqueios: Injeção de medicação antiinflamatória no local para auxiliar na redução da dor e melhorar o funcionamento. Também auxilia o médico a identificar o local exato da fonte de dor.

Infiltração na coluna

Saiba mais: Infiltração na coluna

  • Tratamento cirúrgico: Para pacientes que não apresentam melhora com os tratamentos anteriores, a cirurgia pode ser indicada dependendo do caso. O objetivo da cirurgia é a remoção de parte do disco que está pressionando o nervo. Atualmente, há diversas técnicas cirúrgicas para realizar a remoção do disco, que dependem de diversos de fatores como tipo e localização da hérnia. A decisão da técnica a ser empregada em cada caso dependerá da avaliação do médico especialista em coluna, que solicitará a realização de exames de ressonância magnética para definir o melhor tratamento. Atualmente, o desenvolvimento de modernas técnicas cirúrgicas minimamente invasivas para o tratamento de problemas de coluna, no caso da hérnia de disco, vem sendo empregadas, como é o caso da Cirurgia Endoscópica da Coluna.

Técnica cirúrgica, Endoscopia da Coluna

Cirurgia Minimamente Invasiva de Hérnia de Disco

Dr. Edgar Utino

Médico Ortopedista Especialista em Cirurgia da Coluna com técnicas minimamente invasivas. Especialista em Cirurgia da Coluna Vertebral pela Sociedade Brasileira de Cirurgia da Coluna (SBC) e Título em Ortopedia e Traumatologia pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT).

Recent Posts

Retificação da lordose cervical: o que é, diagnóstico e tratamento

Retificação da lordose cervical é uma condição que acomete a coluna cervical, a deixando muito…

1 dia ago

Retificação da lordose lombar: o que é, diagnóstico e tratamento

Retificação da lordose lombar é uma condição caracterizada por dores nas costas que pode acarretar…

1 semana ago

Osteomielite vertebral: diagnóstico e os principais tratamentos

Osteomielite vertebral é uma infecção de ocorrência rara que, na maioria dos casos, é originada…

1 mês ago

Osteopenia: o que é, causas, diagnósticos e tratamento

Osteopenia é uma condição em que o indivíduo perde densidade mineral óssea. Vale destacar que…

2 meses ago

Lesões de Modic: conheça mais os tipos, causas e tratamento

Lesões de Modic, é um tipo de lesão de caráter degenerativo e acontece em vértebras…

2 meses ago

Estenose cervical: causas, diagnóstico e tratamento

Estenose cervical é o estreitamento do chamado canal espinhal, localizado no pescoço, ou seja, na…

2 meses ago