Alterações na Coluna

O que é discopatia degenerativa?

A discopatia degenerativa acompanhada de desidratação discal é uma consequência do envelhecimento fisiológico natural do disco.

Os discos na coluna são constituídos essencialmente de água. Com o passar dos anos, eles perdem líquido e ficam mais finos. Com os discos mais planos, há maior dificuldade em absorver choques, pois significa menos amortecimento entre as vértebras. Isso pode levar a problemas na coluna que causam dor.

Além da desidratação do disco, podem ocorrer fissuras no disco fazendo com que o núcleo, que é mais gelatinoso, seja direcionado para fora, podendo tocar no nervo ocasionado dor. Este quadro também é chamado de hérnia de disco.

A terminologia e o grau da doença degenerativa discal são motivos de muita polêmica e controvérsias e frequentemente os mesmos termos são usados com diferentes significados.

Fissura do disco tocando o nervo, resultando em dor. Formação da hérnia de disco.

Quais os principais sintomas?

Os sintomas mais comuns são dores na lombar e/ou na cervical (região do pescoço), podendo irradiar para membros superiores (escápula, braços) e inferiores (nádegas, pernas). Em alguns casos, podem ocorrer dormência e formigamento dos membros e fraqueza nos músculos. Estas dores podem ir e vir de tempos em tempos e podem durar dias a meses.

Pode piorar ao sentar-se, ao levantar-se e em movimentos de flexão e torção da coluna. A dor melhora ao mover-se e ao caminhar, ao deitar-se ou ao mudar de posição.

Os níveis da coluna que geralmente são mais afetados são L4-L5 e L5-S1 (região lombar) e C5-C6 (região cervical), que são locais de maior movimentação e sobrecarga da coluna.

Fatores de risco

Além do envelhecimento, alguns outros fatores podem acelerar a degeneração do disco, como obesidade, tabagismo, atividade física intensa e lesão aguda ou súbita, como uma queda.

Tratamentos

Na maioria dos casos, a dor na coluna melhora com a realização de fisioterapia e o uso de medicações indicadas pelo médico.

Não havendo melhora, pode ser indicado a infiltração da coluna, que é a injeção de medicação antiinflamatória no local para auxiliar na redução da dor e melhorar o funcionamento.

Caso nenhum dos tratamentos funcione ou dependendo do grau de degeneração do disco, a cirurgia pode ser indicada. Porém, é necessário passar por avaliação com o médico especialista em coluna para realizar o correto diagnóstico e indicar o melhor tratamento para seu caso. Quanto mais cedo iniciar o tratamento, mais rápido poderá retornar as atividades do dia a dia e melhorar seu bem estar.

Dr. Edgar Utino

Médico Ortopedista Especialista em Cirurgia da Coluna com técnicas minimamente invasivas. Especialista em Cirurgia da Coluna Vertebral pela Sociedade Brasileira de Cirurgia da Coluna (SBC) e Título em Ortopedia e Traumatologia pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT).

Recent Posts

Retificação da lordose cervical: o que é, diagnóstico e tratamento

Retificação da lordose cervical é uma condição que acomete a coluna cervical, a deixando muito…

1 dia ago

Retificação da lordose lombar: o que é, diagnóstico e tratamento

Retificação da lordose lombar é uma condição caracterizada por dores nas costas que pode acarretar…

1 semana ago

Osteomielite vertebral: diagnóstico e os principais tratamentos

Osteomielite vertebral é uma infecção de ocorrência rara que, na maioria dos casos, é originada…

1 mês ago

Osteopenia: o que é, causas, diagnósticos e tratamento

Osteopenia é uma condição em que o indivíduo perde densidade mineral óssea. Vale destacar que…

2 meses ago

Lesões de Modic: conheça mais os tipos, causas e tratamento

Lesões de Modic, é um tipo de lesão de caráter degenerativo e acontece em vértebras…

2 meses ago

Estenose cervical: causas, diagnóstico e tratamento

Estenose cervical é o estreitamento do chamado canal espinhal, localizado no pescoço, ou seja, na…

2 meses ago